O Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 está agitando os bastidores, oferecendo mais de 3.000 vagas no serviço público. Embora as inscrições para o concurso estejam abertas até o dia 20 de julho, o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 70, já se encerrou no dia 8 de julho.
Para quem fez o pedido e espera pela isenção, agora é hora de descobrir se a solicitação foi aprovada. Continue lendo para saber como verificar o resultado e o que fazer caso seu pedido seja negado.
Sumário
- O CNU 2025
- Quem pode solicitar a isenção?
- Como verificar se sua isenção foi aprovada?
- O que fazer em caso de solicitação negada?
- Quais são os prazos e procedimentos após a isenção?
O CNU 2025
O Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 é um dos maiores processos seletivos do país, oferecendo milhares de vagas para diferentes órgãos do serviço público. O CNU é dividido em cargos de nível médio e superior e é aguardado pelos candidatos que buscam uma carreira pública estável.
Com a possibilidade de isenção de taxa, muitos candidatos se apressaram para garantir esse benefício, especialmente aqueles que atendem aos requisitos exigidos pelo edital.
Quem pode solicitar isenção
A solicitação de isenção da taxa de inscrição foi uma oportunidade para candidatos que atendiam a condições específicas, como estar inscrito no Cadastro Único, ser doador de medula óssea em instituições reconhecidas pelo Ministério da Saúde, ou ser beneficiário de programas como o Prouni e o FIES.
Esses grupos foram os únicos habilitados a fazer a solicitação da isenção, uma vez que o benefício foi concedido apenas a quem se encaixava em um dos critérios mencionados.
Como verificar se sua isenção foi aprovada?
Os resultados preliminares da análise das isenções serão divulgados no site oficial do CNU 2025, a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta quinta-feira, 10 de julho.
Para verificar se sua solicitação foi aprovada, basta acessar o site da FGV e buscar pela seção que contém o status de sua solicitação. Caso tenha sido aprovado, você poderá seguir com a inscrição sem necessidade de efetuar o pagamento da taxa de R$ 70.
Se a sua isenção for aprovada, o sistema confirmará que a taxa foi dispensada para o seu caso. Se você não conseguir acessar a confirmação, é importante revisar suas informações e o processo de solicitação para garantir que cumpriu todos os requisitos corretamente.
O que fazer em caso de solicitação negada?
Caso a solicitação de isenção seja negada, o candidato terá a oportunidade de apresentar um recurso contra a decisão da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela análise. O prazo para interposição de recurso vai de 11 a 14 de julho de 2025. Após a análise dos recursos, o resultado final será divulgado no dia 18 de julho.
Se o recurso também for negado, o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 70, até o dia 21 de julho. O pagamento deve ser realizado por meio da plataforma da GRU (Guia de Recolhimento da União), e o não pagamento dentro do prazo acarretará no cancelamento automático da inscrição.
Quais são os prazos e procedimentos após a isenção?
Depois de saber se sua isenção foi aprovada ou se o recurso foi aceito, é fundamental ficar atento aos prazos. Se a isenção for deferida, o candidato seguirá o processo normalmente. Caso contrário, será necessário realizar o pagamento da taxa até o dia 21 de julho.
O não cumprimento dos prazos pode resultar no cancelamento da inscrição, o que significa que o candidato perderá a chance de participar do concurso. Por isso, a recomendação é que o pagamento seja feito o quanto antes, garantindo a sua vaga no CNU 2025.
Garanta sua inscrição o quanto antes! Acesse o portal do CNU e verifique o status da sua isenção para não correr o risco de ficar de fora.
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