Com o Enem 2025 se aproximando, muitos estudantes já estão ansiosos para os dias de prova, marcados para 9 e 16 de novembro. No entanto, além de se dedicar aos estudos, conhecer as regras sobre o que é permitido ou proibido levar nos dias de exame é indispensável para evitar surpresas desagradáveis e possíveis eliminações.
Descumprir orientações básicas pode pôr todo o esforço do ano a perder. Por isso, é fundamental entender os detalhes sobre itens obrigatórios, permitidos e restritos neste importante exame nacional.
Itens obrigatórios para o Enem 2025
Para ingressar na sala de aplicação, todo participante deve apresentar um documento de identificação original com foto, podendo ser físico ou digital (desde que exibido no aplicativo oficial – capturas de tela não são aceitas). RG, CNH Digital e e-Título são válidos, contanto que sejam acessados pelo app correspondente. O uso de telefone celular ainda assim permanece proibido após apresentação.
A caneta esferográfica preta, com corpo transparente, é o único material permitido para responder o gabarito e realizar rascunhos. Para evitar contratempos, leva-se mais de uma unidade. O uso de outros materiais, como lápis ou borrachas, não é permitido.
Embora o cartão de confirmação da inscrição não seja obrigatório, é recomendado tê-lo impresso consigo para consulta de informações como local de prova e idioma estrangeiro escolhido. Já a declaração de comparecimento pode ser levada por quem precisa justificar ausência em atividade no dia do exame, mas também deve ficar guardada durante a prova.
O que está liberado para levar no Enem
Os itens permitidos são aqueles que contribuem para o conforto e bem-estar durante as horas de prova, desde que sigam normas específicas:
- Lanches e bebidas não alcoólicas: preferencialmente em embalagens transparentes e sem rótulo.
- Água em garrafa transparente sem rótulo.
- Artigos religiosos (quipá, véu, etc.) e materiais de acessibilidade (sorobã, lupa, máquina em braile), desde que sujeitos à inspeção dos fiscais.
- Máscara facial para quem preferir adotar medida preventiva.
Bolsas e mochilas também podem ser levadas, porém ficarão embaixo da cadeira e não poderão ser manuseadas durante a prova. eletrônicos desligados, inclusive celulares, devem estar guardados no envelope fornecido pela organização. Caso algum aparelho emita sons, o candidato pode ser eliminado do exame.
Ao pensar no que comer durante o Enem, a preferência recai sobre alimentos leves e energéticos, como barras de cereais, castanhas, biscoitos simples e sanduíches naturais. É melhor evitar comidas gordurosas e doces em excesso, assim como alimentos com cheiro forte ou embalagens barulhentas, para evitar distrações.

Itens proibidos no Enem 2025
Levar objetos fora do permitido pode resultar em advertência ou desclassificação. Alguns itens devem obrigatoriamente ser deixados fora do alcance do candidato ou armazenados em envelope específico:
- Canetas não transparentes, lápis, lapiseiras, borrachas, réguas, corretivos
- Relógios de qualquer tipo
- Dispositivos eletrônicos – tablets, smartwatches, fones de ouvido, calculadoras, agendas eletrônicas, pendrives, gravadores, mp3, gadgets diversos
- Óculos escuros e artigos como bonés, chapéus, viseiras, gorros
- Livros, manuais, impressos e anotações
- Protetor auricular
- Alarmes e chaves eletrônicas
- Armas de qualquer natureza – participantes com porte devem comunicar à organização e realizarão a prova em local separado
É importante ficar atento: ao ser solicitado pelo fiscal, todo artigo estranho à realização da prova deve ser guardado imediatamente e o candidato não pode manipular tais objetos até o término do exame.
Calendário, horários e dinâmica do Enem 2025
Os dois dias de prova do Enem estão marcados para 9 e 16 de novembro. Os portões abrem às 12h e fecham pontualmente às 13h, seguindo o horário de Brasília. A prova começa às 13h30. No primeiro dia, o exame termina às 19h; no segundo, às 18h30. Nos últimos 30 minutos de cada dia, é permitido sair com o caderno de questões.
No primeiro domingo, são aplicadas 45 questões de linguagens (incluso idioma estrangeiro – inglês ou espanhol), 45 questões de ciências humanas e a redação. No segundo, 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza. No Pará, cidades de Belém, Ananindeua e Marituba terão datas alternativas: 30 de novembro e 7 de dezembro.
Para conferir informações oficiais e detalhes sobre concursos e seleções, acesse o portal de atualizações e mantenha-se por dentro das novidades sobre processos seletivos.
Dicas para garantir tranquilidade no dia do exame
Revisar as orientações antes do dia da prova é uma das estratégias para evitar contratempos. Organize todos os itens na noite anterior e opte por roupas confortáveis. Chegue cedo ao local de aplicação para ter tempo suficiente e evitar atrasos, já que após o fechamento dos portões não há tolerância.
Outra dica importante é manter a atenção plena durante o exame e respeitar todos os comunicados dos fiscais. Manter a calma em situações inesperadas faz diferença no desempenho, e dúvidas sobre regras devem ser esclarecidas antes da prova.












