O milho é um dos alimentos mais consumidos no Brasil, mas muitas pessoas, ao se referirem a um conjunto de milhos, acabam se expressando de maneira errada. E você, sabe qual o coletivo adequado para se referir ao milho? Dê as suas sugestões e continue lendo para verificar se acertou.
A origem e curiosidades do milho
Antes de saber qual é a forma correta de se referir a um conjunto de milho, é importante entender a sua origem. O milho é conhecido cientificamente como Zea mays, uma planta que tem suas raízes na América, onde foi cultivada por civilizações antigas como os maias e os astecas.
Você sabia que existem diferentes variedades de milho? O milho doce, por exemplo, é consumido fresquinho, enquanto o milho de pipoca é o responsável pelo famoso lanche. O milho também é utilizado na produção de fubá, farinha e diversos outros itens alimentícios.
Aqui vai uma curiosidade que vai te surpreender: o milho pode ter várias cores! Além do clássico amarelo, existem variedades de milho branco, azul e até roxo. Cada uma dessas cores traz características únicas, tanto em termos de sabor quanto de valor nutricional.
Coletivo de milho
Imagem: Canva
Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o milho, provavelmente está se perguntando: “Qual é o coletivo de milho?” Afinal, foi essa a dúvida que você veio tirar aqui. O termo correto para se referir a um conjunto de milhos é “atilho“, um substantivo masculino que também pode designar uma tira de pano, fita ou cordão usado para amarrar ou unir objetos.
Significado do termo
A palavra “atilho” deriva do verbo ‘atar’ (at- + -ilho), conforme explica Margarete Xavier, especialista em língua portuguesa do Fibonacci Sistema de Ensino. Esse termo faz sentido, pois se relaciona ao ato de amarrar ou juntar, assim como os milhos são agrupados em feixes.
Uso do termo no cotidiano
Para entender melhor como usar “atilho” em frases do dia a dia, considere os exemplos a seguir:
- “Para preparar o fubá, foi necessário reunir vários atilhos retirados do paiol.”
- “A maioria dos agricultores de milho não obtiveram lucro com os atilhos que levaram para a cidade.”
- “Qual é o preço deste atilho?”
Essas frases demonstram como o termo pode ser aplicado em diversos contextos, desde a agricultura até o comércio. Seu uso se estende até a literatura, sendo encontrado em poesias, como nos versos de Cecília Meireles em “Romanceiro da Inconfidência“. Veja:
“Dizem que não foi atilho nem punhal atravessado, mas veneno que lhe deram na comida misturado e chegaram os doutores e deixaram declarado que o morto não se matara mas que fora assassinado.”
Outros coletivos
Agora que você descobriu qual é o coletivo de milho, que tal encarar um novo desafio? Qual é o coletivo de sapos? Pode parecer complicado, mas não se preocupe! Faça suas deduções e, em seguida, confira a resposta correta com Iasmin, especialista em Educação do Portal Tem Concursos. Prepare-se para testar seus conhecimentos!