A Petrobras, empresa brasileira do setor de energia, tem sido visada por muitos profissionais em busca de oportunidades. A possibilidade de um novo concurso público na Petrobras desperta expectativa e interesse entre os candidatos em potencial.
Prazos de validade dos concursos anteriores
Para compreender a necessidade de um novo concurso, é fundamental analisar os prazos de validade dos editais anteriores. Essa análise permite identificar quais cargos podem ser oferecidos pela empresa em uma próxima seleção pública. De acordo com as informações disponíveis, atualmente, a Petrobras conta com um único concurso em vigor, o do edital de 2023.2, que apresenta oportunidades para cargos de nível médio/técnico.
Concurso Petrobras 2023.2
- Cargos: Nível Médio/Técnico
- Status: Válido
- Prazo: Até 17 de dezembro de 2025, podendo ser prorrogado por mais 18 meses, até julho de 2027.
- Banca Organizadora: Cebraspe
Concurso Petrobras 2021/2022
- Cargos: Nível Superior
- Status: Encerrado
- Prazo: Válido até 8 de julho de 2023
- Banca Organizadora: Cebraspe
Necessidade de um novo concurso público
Com base nos prazos de validade mencionados, é evidente que a Petrobras precisará realizar um novo concurso público para preencher vagas em diversas carreiras. Atualmente, apenas as oportunidades para cargos de nível médio/técnico do edital de 2023.2 permanecem válidas. Para outras áreas, como níveis médio e superior, não existem mais editais vigentes, tornando necessária a abertura de um novo processo seletivo.
Há indícios de que o próximo edital da Petrobras incluirá vagas para cargos de níveis médio e superior, uma vez que não há mais cadastro de reserva válido para convocações nessas categorias. Dessa forma, considerando todos os cargos mencionados nos concursos passados, apenas as carreiras do edital de 2023.2 não farão parte de um novo edital, já que este concurso se mantém válido até o final de 2025 e pode ser prorrogado.
Áreas contempladas no concurso Petrobras 2023.2
O concurso da Petrobras 2023.2 destinou vagas aos profissionais de nível técnico nas seguintes áreas:
- Enfermagem do Trabalho
- Inspeção de Equipamentos e Instalações
- Logística de Transportes (Controle)
- Manutenção (Caldeiraria, Elétrica, Instrumentação, Mecânica)
- Operação
- Operação de Lastro
- Projetos, Construção e Montagem (Edificações, Elétrica, Instrumentação, Mecânica)
- Química de Petróleo
- Segurança do Trabalho
- Suprimento de Bens e Serviços (Administração)
Novas contratações previstas para 2024
A Petrobras informou que tem a intenção de realizar pelo menos 957 contratações ainda neste ano, esperando que essas sejam as únicas até o término de 2024, utilizando o cadastro de reserva do concurso vigente (PSP RH 2023.2).
De acordo com o gerente de Recrutamento e Seleção da Petrobras, a estatal possui uma tradição de utilizar o cadastro reserva dos concursos públicos realizados. Caso consiga finalizar essas convocações dentro do prazo, a Petrobras passará a utilizar o cadastro de reserva. Isso ocorre porque, das 6.412 vagas oferecidas no último edital, 916 eram para preenchimento imediato.
Contratação da banca organizadora
Embora ainda não haja uma expectativa definida de quando o próximo edital será divulgado, a Petrobras já tem a banca organizadora contratada para os próximos concursos. A Fundação Cesgranrio será a responsável pelos editais até julho de 2028, como estabelecido no contrato assinado com validade de quatro anos.
Conforme mencionado no documento, a banca será a responsável pelos “serviços técnicos de planejamento, organização e execução dos procedimentos relacionados a processos seletivos”.
Previsão para o novo concurso Petrobras
Apesar de a Petrobras ainda não ter confirmado oficialmente a possibilidade de um novo concurso público, informações indicam que um estudo para uma nova seleção já está em andamento. No entanto, as fontes consultadas apontam que o novo concurso não deverá ser anunciado em 2024, e é pouco provável que um edital seja lançado nos próximos meses.
Se os preparativos avançarem conforme o esperado, a divulgação do novo concurso Petrobras deve ocorrer apenas em 2025. Essa programação vai ao encontro do que aconteceu na última vez em que a Petrobras e a Fundação Cesgranrio tiveram uma parceria firmada para concursos.
Durante a vigência do último contrato, que foi de 2016 a 2021, foram realizados três concursos pela Petrobras, sendo dois em 2017 e um em 2018. Portanto, embora o contrato tenha sido firmado em 2016, o primeiro edital só saiu no ano seguinte, em 2017; isso pode ocorrer novamente durante o período de 2024/2025 com o novo contrato.
Benefícios de trabalhar na Petrobras
Trabalhar na Petrobras é uma oportunidade almejada por muitos profissionais devido aos diversos benefícios oferecidos pela empresa. Além de salários, a Petrobras oferece um pacote abrangente de benefícios, incluindo:
- Plano de saúde e odontológico
- Previdência complementar
- Auxílio-educação
- Programas de treinamento e desenvolvimento profissional
- Oportunidades de crescimento na carreira
- Ambiente de trabalho diversificado e inclusivo
- Estabilidade e segurança no emprego
Esses benefícios tornam a empresa uma escolha em potencial para aqueles que buscam uma carreira sólida.