A reta final para garantir a participação em um processo seletivo é sempre um momento de atenção. Para os milhares de candidatos inscritos no concurso IBGE, o pagamento da taxa de inscrição representa o último e decisivo passo para confirmar a presença na disputa por vagas temporárias.
Hoje, dia 18 de dezembro, é o último dia para efetuar o pagamento da taxa que efetiva a participação nos gigantes processos seletivos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (concurso IBGE).
A importância de não deixar o pagamento para a última hora
A procrastinação é uma das maiores adversárias dos candidatos. Deixar para pagar a taxa de inscrição no último dia é uma aposta arriscada. Instabilidades no sistema bancário, problemas com o aplicativo do banco ou dificuldades na geração do boleto podem ocorrer, transformando uma tarefa simples em um grande problema. Por isso, a recomendação é sempre efetuar o pagamento assim que a inscrição for concluída.
Como gerar a guia e quais são as formas de pagamento
Para facilitar o processo, o sistema de inscrições geralmente oferece diferentes métodos de pagamento. O acesso à guia de pagamento é feito através da “Área do Candidato”, no site da banca organizadora responsável pelo certame. Após finalizar o preenchimento dos dados cadastrais, o sistema direciona o usuário para a página de pagamento, que costuma ser integrada à plataforma PagTesouro.
Três formas:
Pagamento via PIX
A opção mais rápida e moderna é o pagamento via PIX. Ao escolher essa modalidade, o sistema gera um QR Code e um código “copia e cola”. O candidato pode usar o aplicativo de seu banco para ler o QR Code ou colar o código na área específica do PIX. A confirmação do pagamento costuma ser instantânea, o que é uma grande vantagem para quem está perto do prazo final.
Pagamento com Cartão de Crédito
Outra opção digital é o pagamento com cartão de crédito. Nessa modalidade, o candidato escolhe um dos prestadores de serviço disponíveis (como Mercado Pago ou PicPay) e é redirecionado para o ambiente de pagamento da empresa escolhida. É preciso seguir as instruções na nova tela para inserir os dados do cartão e finalizar a transação. A confirmação também costuma ser rápida.
Pagamento com Boleto (GRU)
O método mais tradicional é a Guia de Recolhimento da União (GRU), um tipo de boleto bancário. É fundamental ter atenção redobrada ao escolher esta opção. A GRU emitida para concursos do IBGE geralmente tem uma restrição: só pode ser paga em agências ou aplicativos do Banco do Brasil. Qualquer erro no preenchimento manual de informações ou o pagamento em outro banco pode invalidar a inscrição, pois o sistema não conseguirá identificar o crédito.

O que acontece se o prazo de pagamento for perdido?
Infelizmente, não há flexibilidade quanto ao prazo de pagamento da taxa de inscrição. O edital é o documento que rege o concurso, e suas regras são estritas. Se um candidato não efetuar o pagamento até a data limite estipulada, sua inscrição é automaticamente cancelada. Não há possibilidade de pagar com multa ou de solicitar uma prorrogação individual.
Nesse cenário, a única alternativa é aguardar a abertura de um novo processo seletivo ou concurso. Por isso, é tão importante tratar o cronograma com seriedade.
Se você garantir o seu espaço na disputa, estará concorrendo por uma das 10 mil vagas temporárias para duas funções. Com remunerações que podem chegar a R$ 4,5 mil em funções de apenas nível médio.
Dicas para não perder o prazo e garantir sua participação no concurso IBGE
Para evitar a frustração de ser eliminado por um detalhe administrativo, os candidatos podem adotar algumas práticas simples, mas eficazes. A organização é a chave para uma preparação tranquila e bem-sucedida.
- Pague imediatamente: Não deixe para depois. Finalizou a inscrição? Gere a guia e efetue o pagamento na mesma hora.
- Use alarmes e lembretes: Marque a data final de pagamento na sua agenda, no celular e onde mais for preciso. Crie alertas para os dias que antecedem o prazo.
- Confira o comprovante: Após pagar, guarde o comprovante de pagamento em local seguro, seja ele digital ou físico. Verifique no site da banca organizadora, após alguns dias, se sua inscrição consta como confirmada.
- Evite a última hora: Sistemas podem ficar lentos e imprevistos acontecem. Pagar no último dia aumenta o risco de algo dar errado.
Fique por dentro de mais notícias e informações sobre concursos no Tem Concursos.












