O Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 está tomando forma, com a escolha da banca organizadora prevista para este mês. E as novidades não param por aí: um novo orçamento, que destina mais de 85 mil vagas para concursos federais, foi recentemente aprovado, ampliando ainda mais as chances para os concurseiros. Quer saber todos os detalhes? Continue acompanhando!
Preparativos para o CNU 2025
Os esforços para a realização do CNU 2025 já estão em andamento. O Ministério da Gestão e Inovação está focado em estruturar o concurso de maneira eficaz.
O papel da banca organizadora
A escolha da banca organizadora é um passo importante na realização do concurso. Em 2024, a Fundação Cesgranrio foi a responsável pela primeira edição.
Agora, com a abertura de um novo chamamento público, outras bancas também poderão se candidatar. A banca selecionada será encarregada de gerenciar as inscrições, elaborar e aplicar as provas em mais de 200 municípios brasileiros.
Cronograma e edital
Embora ainda não haja uma data específica para a divulgação do edital, a expectativa é que isso ocorra logo após a escolha da banca. O formato do CNU 2025 será diferente da primeira edição, que teve oito editais separados. Agora, a proposta é ter um único edital abrangendo todos os blocos temáticos.
Mudanças nas provas do CNU 2025
As provas do CNU 2025 estão previstas para ocorrer em setembro ou outubro. Inicialmente, a realização em agosto foi cogitada, mas a ministra Dweck explicou que o atraso na aprovação do orçamento influenciou essa decisão. Além disso, o governo planeja implementar mudanças significativas no formato das provas, visando melhorar a experiência dos candidatos.
Novas tecnologias nas provas
Uma das principais inovações será a substituição do sistema de “bolinhas” para preenchimento dos cartões de resposta por um código de barras. Essa mudança não só tornará o processo mais eficiente, como também facilitará a identificação dos concorrentes.
Outra proposta em análise é a realização das provas em dois dias, semelhante ao modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que pode ajudar a melhorar a logística e a organização do evento.
Carreiras transversais e novas oportunidades
O concurso também contemplará novas carreiras transversais, além da área administrativa. O objetivo é diversificar as oportunidades para os candidatos e atender às demandas de diferentes setores do governo. Essa abordagem visa proporcionar uma maior abrangência nas opções de carreira disponíveis para os concurseiros.
Vagas e participação de órgãos
O CNU 2025 deve contar com a adesão de diversos órgãos federais, embora a lista completa de participantes ainda não tenha sido divulgada. Alguns ministérios, no entanto, já demonstraram interesse em integrar o concurso. O Ministério da Saúde, por exemplo, está avaliando a possibilidade de preencher 319 vagas efetivas.
Até o momento, algumas instituições já confirmaram sua participação, e oferecerão vagas distribuídas da seguinte forma:
-
Fundação Biblioteca Nacional: 14 vagas;
-
Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj): 20 vagas;
-
Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR): 10 vagas;
-
Instituto Brasileiro de Museus (Ibram): 28 vagas;
-
Ministério da Fazenda: 30 vagas;
-
Fundação Cultural Palmares: 10 vagas.
A expectativa é que o total de vagas fique em torno de 3 mil, o que representa uma redução em relação à primeira edição, que ofereceu 6.640 oportunidades.
Expectativas para o CNU 2025
Durante entrevista, a ministra do MGI, revelou que será publicado ainda este mês um Termo de Referência (TR) para uma chamada pública. Esse documento, que serve como base para o edital, reunirá informações essenciais como número de vagas, cargos disponíveis, áreas de atuação e a estrutura das provas do concurso.
A partir do termo de referência, as bancas organizadoras terão uma visão clara da estrutura do novo CNU e poderão apresentar suas propostas de valores para a realização do concurso. A expectativa é que na primeira quinzena de abril seja divulgado o novo edital.
E ai, está esperando o que para começar a se preparar? Fique ligado no Canal Pensar Cursos e descubra dicas essenciais para aumentar suas chances de aprovação.