O governo federal divulgou nesta segunda-feira (6) os gabaritos preliminares oficiais das provas objetivas da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU). A FGV divulgou as respostas, às 10h (horário de Brasília), no próprio site da Fundação, junto aos cadernos de prova.
São 36 gabaritos diferentes referentes aos 4 tipos de prova aplicadas. A banca informou que para realizar corretamente a conferência do seu gabarito, é preciso identificar o tipo de prova correspondente. Essa informação está disponível em sua inscrição na Área do Candidato, no site da FGV.
Para consultar os gabaritos, os candidatos devem acessar o site oficial da banca organizadora, Fundação Getulio Vargas (FGV). Para consultar, basta acessar a área do candidato com CPF e senha cadastrados.
Como foram as provas do CNU 2025
A segunda edição do CNU, conhecida popularmente como o “Enem dos Concursos”, foi aplicada no último domingo (5) em 228 cidades brasileiras, reunindo mais de 760 mil candidatos que disputam 3.652 vagas em 32 órgãos federais.
A aplicação da prova objetiva do CNU 2025 aconteceu durante a tarde do domingo, 05 de outubro. Para todos os blocos o início foi às 13h, para os cargos de nível superior à prova teve duração de 5h, já para os cargos de nível médio o tempo de prova foi de 3h30.
O tempo mínimo para deixar a sala de prova foi de 2h e, a partir da última hora para cada nível, os candidatos puderam sair com os cadernos de prova.
As provas tiveram duas partes: conhecimentos gerais, comuns a todos os candidatos, e conhecimentos específicos, de acordo com o bloco temático escolhido na inscrição. O número de questões variou conforme o nível:
- Nível Superior: 90 questões no total, sendo 30 de conhecimentos gerais e 60 de conhecimentos específicos.
- Nível Intermediário: 68 questões de múltipla escolha durante o turno da tarde (13h às 16h30), sendo 20 de conhecimentos gerais e 48 de conhecimentos específicos.
Recursos contra o gabarito preliminar
O gabarito é chamado de preliminar porque os candidatos ainda podem entrar com recursos, por exemplo, se considerarem que alguma questão teve resposta incorreta. Os pedidos de recurso podem ser feitos até quarta-feira (8). Após a análise dos recursos apresentados contra o gabarito preliminar, o gabarito definitivo será divulgado na página oficial do concurso.
Próximas etapas do CNU 2025
Depois da fase de recursos, a FGV divulgará as notas oficiais das provas objetivas e convocará os classificados para as etapas seguintes. A próxima grande fase do concurso será a prova discursiva, marcada para 7 de dezembro de 2025.
Confira as próximas datas importantes do cronograma oficial:
- Disponibilização da imagem do cartão de respostas: 12/11/2025
- Convocação para prova discursiva: 12/11/2025
- Convocação para confirmação de cotas e PcD: 12/11/2025
- Convocação para a avaliação de títulos: 12/11/2025
- Envio de títulos: de 13 a 19/11/2025
- Cartão de confirmação de inscrição para prova discursiva: 1/12/2025
- Prova discursiva (para habilitados na 1ª fase): 7/12/2025
- Procedimentos de confirmação de cotas: de 8 a 17/12/2025
- Resultado preliminar da avaliação de títulos: 2/1/2026
- Divulgação da nota preliminar da prova discursiva: 6/1/2026
- Pedidos de revisão das notas da discursiva: de 7 a 8/1/2026
- Divulgação da 1ª lista de classificação: 30/1/2026
Abstenção e participação do CNU 2025
A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, informou que o concurso registrou uma abstenção de 42,8%, o que significa que quase 60% dos inscritos compareceram às provas. Este número representa uma melhora significativa em comparação com a primeira edição, quando mais da metade dos candidatos não compareceram.
Em números absolutos, cerca de 324.971 pessoas não compareceram ao exame, enquanto 436.582 realizaram as provas. O Distrito Federal registrou a menor taxa de abstenção, com 30,8%, e o Amazonas a maior, com 51,2%.
Dicas para quem vai entrar com recurso
Se você identificou alguma questão que considera incorreta ou com problemas na formulação, pode entrar com recurso nos dias 7 e 8 de outubro. Aqui estão algumas dicas para formular seu recurso:
- Seja objetivo e claro na argumentação
- Apresente fundamentação teórica para embasar seu ponto de vista
- Cite referências bibliográficas confiáveis
- Evite argumentos emocionais ou baseados apenas em opinião
- Revise seu texto antes de enviar para garantir que está compreensível
Saiba mais em Tem Concursos.
Dúvidas frequentes
Como calcular minha nota na prova objetiva do CNU?
O cálculo varia conforme o nível e o bloco temático.
Qual estado registrou a menor abstenção?
O Distrito Federal teve a menor taxa de abstenção, com 30,8% de faltantes.
Quais são as principais novidades do CNU 2025?
A introdução do código de barras nas provas, a reserva de vagas para mulheres e o novo formato de avaliação em duas etapas são as mudanças de destaque.